Mais de 45% dos vôos da Gol apresentam atraso; empresa culpa conexão e pane em esteira

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

Atualizado às 23h46

No último fim de semana antes do Natal, a Infraero, estatal que administra os aeroportos brasileiros, informa que 29% dos vôos programados no país, até às 23h deste domingo (21), apresentavam atraso de mais de meia hora. Os passageiros da Gol Linhas Aéreas são os mais prejudicados, já que 50% de seus vôos - ou 257 dos 514 programados - estão atrasados.
  • Nelson Antoine/Foto Arena/AE

    Passageiros aguardam em filas no guichê da Gol em Guarulhos

  • José Cruz/Agência Brasil

    Filas aumentam nos guichês das companhias aéreas no aeroporto de Brasília neste domingo


Em nota à imprensa, a Gol informou que o atraso de cerca de uma hora ocorrido nos primeiros vôos da manhã deste domingo foi provocado por uma falha na conexão entre duas operadoras de telecomunicações que prestam serviços à empresa. A falha deixou inoperante o sistema de atendimento aos passageiros em algumas posições de check-in no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP).

A ocorrência de um defeito nas esteiras de bagagens do terminal da Infraero contribuiu com a demora, segundo a Gol. A companhia ressaltou que o sistema de atendimento foi normalizado por volta das 9 horas e que a Infraero já está consertando as esteiras de bagagens.

Em nota, a Infraero negou o problema nas esteiras e afirmou que "o problema ocasionado foi em virtude da má utilização da esteira pelos funcionários da empresa aérea". "A empresa sabe que existe um peso máximo permitido pelo fabricante das esteiras e, se não utilizadas de maneira correta, pode vir a acontecer uma paralisação momentânea", afirma.

A nota afirma ainda que este fato não teve relevância nos atrasos provocados pela companhia aérea, "até mesmo porque a manutenção nem precisou ser acionada, conforme equipe técnica de plantão no Aeroporto de Guarulhos". Entretanto, a Infraero afirma que está disponibilizando "um técnico em mecânica para monitorar e orientar os funcionários da cia aérea. A Infraero alerta para que a Gol reforce o treinamento de seus funcionários".

Ontem, a Gol também registrou vôos atrasados e informou que os mesmos foram provocados por uma falha em seu sistema automático de controle de despachos. Segundo a empresa aérea, o problema foi solucionado ontem mesmo. A Infraero chegou a registrar atrasos em 60% dos seus vôos. No total, a estatal registrou 40% de atrasos em todos os vôos programados no país ontem.

Outros atrasos
Até às 23h deste domingo, o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, apresentava 33,7% dos vôos atrasados, além de nove partidas canceladas. Também estão com problemas os aeroportos de Brasília, com 47,7% de atrasos, e o aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, com 30,5%.

O aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, apresenta 28,3% de vôos com problemas. Os pousos e decolagens foram interrompidos por 45 minutos devido à forte chuva que atingiu São Paulo.

Operação nos aeroportos
Na última sexta, o Ministério da Defesa lançou a "Operação Feliz 2009" para evitar um novo caos nos aeroportos do Brasil. O intuito é intensificar a fiscalização nos aeroportos de Congonhas (SP), Guarulhos (Grande SP), Galeão (RJ) e Brasília (DF).

O esquema será aplicado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e Infraero até o dia 7 de janeiro.

De acordo com uma nota publicada neste domingo, no primeiro fim de semana de operação "o movimento foi intenso nos terminais, como esperado para esta época do ano, mas os passageiros conseguiram chegar a seus destinos". Ainda segundo a agência, "a perspectiva para os próximos dias é que, se o tempo melhorar, os atrasos deverão cair significativamente".

A Anac emitiu oito autos de infração, por causa da falta de assistência a passageiros de vôos cancelados (casos da Iberia, TAP e American Airlines), informação deficiente sobre troca de portão de embarque (TAM), preterição de passageiros (Gol e TAM), bagagem desacompanhada (OceanAir) e atraso no ônibus para o desembarque remoto (Infraero).

* Com informações da Agência Estado

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos