Vôos da Gol representam mais de 60% dos atrasos do país

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Atualizado às 16h36

Os atrasos nos principais aeroportos do Brasil continuam nesta terça-feira (23). Assim como nos últimos três dias, a companhia aérea Gol Linhas Aéreas é responsável pela maioria deles, apesar de afirmar na última segunda-feira que os problemas estavam solucionados.

Procon notifica Gol

O Procon de São Paulo notificou, de forma preventiva, a Gol Linhas Aéreas. Em nota, o Procon afirma que a empresa tem prazo de 24 horas para "prestar esclarecimentos sobre problemas enfrentados por consumidores". O Procon afirma que tem recebido denúncias de passageiros que sofreram alterações de suas passagens sem serem avisados. Os clientes também relataram problemas para contatar a empresa nos canais de atendimento


Segundo o último boletim divulgado pela Infraero (estatal que administra os aeroportos no país), entre as 0h e 16h de hoje, mais de 60% dos 330 atrasos eram da empresa: 203. Entre as outras grandes empresas, TAM responde por 36 atrasos e Varig por 43. No total, os aeroportos do país apresentam 25,2% de atrasos, ou 330 de 1307 programados. Considerando apenas os vôos da Gol, 49,9% deles estão atrasados.

Desde sábado, a Gol registra atrasos superiores a 30% em seus vôos. Em nota ontem, a empresa afirmou que os problemas surgidos no fim de semana - como falha de conexão e pane em esteiras de bagagem - já haviam sido "completamente solucionados". Para combater os atrasos ontem, a Gol informou que dobrou o número de aeronaves reserva nos aeroportos internacionais Tom Jobim, no Rio, e de Guarulhos, em São Paulo. A força de trabalho teria sido ampliada para atender ao aumento de passageiros no período de festas.

Em nota divulgada na noite de domingo, a Infraero informou que as condições climáticas e o número reduzido de trabalhadores da Gol eram alguns dos problemas que geravam atrasos nos vôos em todo o país. Ontem, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, culpou os despachos da empresa pela série de atrasos nos aeroportos brasileiros.

A assessoria de imprensa da Gol ainda não divulgou nenhuma nota a respeito dos atrasos desta terça.

Aeroportos
O aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande SP), registra até as 16h atrasos em 35,4% dos vôos. No Galeão, Rio de Janeiro, há ainda mais atrasos: 37,7%. No aeroporto de Brasília a situação é melhor, mas 26,7% também estão atrasados. Já no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, são 16,5% de vôos atrasados, mas nove foram cancelados.

Os dois aeroportos de São Paulo operaram com auxílio de instrumentos na manhã de hoje por causa da má visibilidade. O dia amanheceu sob forte nevoeiro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos