Litoral de Santa Catarina não foi prejudicado pelas chuvas, afirma setor de turismo

Akemi Nitahara
Da Rádio Nacional
Em Brasília

No início da temporada de verão, Santa Catarina está pronta para receber os turistas, mesmo com as fortes chuvas que provocaram muitos estragos e mortes.

O presidente da Santur, órgão oficial de turismo de Santa Catarina, Valdir Walentowsky, explica que o litoral do estado foi preservado, já que o problema se concentrou no Vale do Itajaí, com o deslizamento de encostas, o que não ocorre na praia.

"Muita coisa foi noticiada como se o estado hoje tivesse sido afetado, nos moldes da região do Vale do Itajaí, e que nós, dentro do turismo, chamamos de Vale Europeu; o principal município é Blumenau, depois Ilhota e Gaspar. O litoral, em cima disso, se prejudicou. Mas o litoral já estava totalmente preparado para a temporada de verão, continua preparado, porque não houve absolutamente nada no litoral. As praias de Santa Catarina passaram ao longo desses problemas que ocorreram no Vale do Itajaí.

De acordo com o presidente da Santur, o turismo representa 9% da economia do estado, e metade das visitas ocorre no verão. Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e países da América do Sul são os maiores emissores de turistas para Santa Catarina.

Valdir Walentowsky explica que a economia do estado foi muito prejudicada com as chuvas, e que o turismo é uma grande chance de recuperação. "Nós agora precisamos do turismo, está tudo preparado, novos investimentos, o parque Beto Carrero World está inaugurando uma nova montanha russa, a maior da América Latina; em Jurerê Internacional, que é uma praia aqui de Florianópolis, abriram um hotel fantástico, um dos hotéis mais modernos do Brasil; no dia 13 de janeiro será lançado um trenó de montanha no Parque de Praias, em Balneário Camboriú, onde já existe o teleférico, então esse novo equipamento também não tem na América do Sul; Blumenau iniciou o período de grande festa de Natal.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos