BR-101 segue interditada e oito municípios estão em estado de emergência em SC

Luiz Nunes
Especial para o UOL Notícias
Em Florianópolis (SC)

Oito municípios da região sul de Santa Catarina estão em situação de emergência, em razão da forte chuva que caiu durante o fim de semana. Outros dez sofreram inundações ou problemas estruturais. O volume de água também prejudica o tráfego de veículos. A BR-101, entre os quilômetros 404 e 412, deve ficar interditada pelos próximos três dias.

Turistas isolados são resgatados em SC

Os 130 turistas que ficaram ilhados na BR-101, em Araranguá, Santa Catarina, foram resgatados com apoio de lanchas e de um helicóptero da Polícia Militar do Estado


Há pelo menos 1 metro de lâmina de água sobre a pista. O trecho fica entre Maracajá e Araranguá, onde 130 turistas ficaram ilhados e tiveram que ser resgatados no domingo (4). Na manhã desta segunda-feira (5), pelo menos 35 deles dormiam dentro dos carros, estacionados à margem da rodovia.

Com o bloqueio, os motoristas de veículos leves e ônibus devem desviar pelas SCs-446 e 448. Caminhões estão proibidos e devem utilizar a BR-116.

Quase duas mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas no sul do Estado. Estão em situação de emergência os municípios de Meleiro, Criciúma, Turvo, Nova Veneza, Içara, Araranguá, Forquilhinha e Jacinto Machado. Ao todo, 18 cidades foram afetadas. São 1.172 desabrigados ou desalojados somente em Araranguá. Não houve registro de morte.

Nas estradas estaduais, há bloqueios em alguns pontos. As SCs-416 e 474 têm queda de barreira. As SCs-450 e 449 apresentam água na pista. A SC-448 não suporta o trânsito de caminhões e permite a passagem apenas de veículos leves.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos