Chuva traz emergência a SC; turistas ficam isolados na BR-101

Luiz Nunes
Especial para o UOL Notícias
Em Florianópolis (SC)

Pouco mais de um mês depois de uma das maiores catástrofes naturais do país, Santa Catarina é novamente prejudicada pela chuva forte. Cinco municípios estão em situação de emergência e outros 13 enfrentam algum tipo de problema, como inundações e moradores desalojados. No domingo (4), 130 turistas ficaram ilhados e tiveram que ser retirados de helicóptero, no Sul do Estado.

O salvamento ocorreu em Araranguá. Os visitantes ficaram isolados quando tentavam transitar entre os quilômetros 404 e 409 da BR-101. A água chegou a 1,5 metro de altura sobre a pista da rodovia. Além do helicóptero, a Polícia Militar utilizou lanchas no resgate.

Os veículos tiveram que ficar no local. Os turistas foram orientados pelo departamento de Defesa Civil do Estado a buscar abrigo nas proximidades, e não seguir viagem. "A maioria deles está em hotéis da cidade", explica o diretor do órgão, major Márcio Luiz Alves. Os trechos da estrada afetados estão interrompidos.

Nas rodovias estaduais, também há interdição nas SCs-416, 445, 446 e 449. Nas duas primeiras, houve registro de queda de barreira. Nas outras duas, água sobre a pista.

Estão em estado de emergência os municípios de Criciúma, Turvo, Nova Veneza, Içara e Meleiro. Ao longo desta segunda-feira (5), Jacinto Machado, Praia Grande, Lauro Müller, Araranguá e Forquilhinha também devem enviar o documento à Defesa Civil relatando a mesma condição.

No total, 604 pessoas estão desalojadas e 259 desabrigadas. As piores situações estão em Araranguá, Meleiro e Nova Veneza, onde quase 30 mil foram afetados. Em Forquilhinha, quase 22 mil pessoas foram afetadas e 80 edificações foram danificadas. Não houve registro de mortes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos