Rios voltam a subir no norte fluminense e bombeiros alertam para novas enchentes

Da Agência Brasil
No Rio de Janeiro

A chegada de uma nova frente fria ao Estado do Rio, aliada ao fenômeno conhecido como zona de convergência do Atlântico, que aumenta o índice de umidade, provoca chuvas intensas e nova subida do nível dos rios na região norte fluminense.

O Corpo de Bombeiros está alertando a população que mora em baixadas ou em áreas ribeirinhas para começar a proteger os móveis e a separar, em bolsas e mochilas, documentos e objetos de uso pessoal.

A recomendação foi passada hoje (5) pelo comandante do batalhão de Itaperuna, responsável por 12 municípios da região, coronel César Rodrigues.

"O nível dos rios voltou a ficar alto, depois de alguns dias de estiagem. A orientação é que os moradores comecem a se preparar, subindo os móveis e fazendo o seu 'kit enchente', com uma bolsa contendo documentos, remédios e agasalhos, para que possam ser levados para abrigos, em caso de necessidade", alertou.

De acordo com o coronel Rodrigues, os municípios que correm mais perigo são: Itaperuna, Natividade, Porciúncula, Bom Jesus de Itabapoana, Italva, Cardoso Moreira e Laje do Muriaé. Este último, próximo à divisa com Minas Gerais, pode sofrer perigosas trombas dŽágua, quando uma onda vinda da cabeceira do rio faz o nível subir diversos metros em poucos minutos, pegando a população de surpresa e causando muitos estragos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos