Seca no Rio Grande do Sul já afeta a vida de 90 mil pessoas

Da Agência Brasil

A estiagem no Rio Grande do Sul já afeta a vida de aproximadamente 90 mil pessoas, segundo estimativa da Defesa Civil estadual. Hoje (5) o município Três Arroios foi o 44º a decretar situação de emergência, apesar da chuva do fim de semana.

"As chuvas não vão salvar a produção, mas melhoram as condições, pois restabeleceram o nível dos rios", disse coordenador regional da Defesa Civil, Luiz Fernando Santos.

Acidente mata criança no Sul

Um ônibus da empresa Ouro e Prata, placas IJY 7096, de Porto Alegre, tombou no quilômetro 96 da RSC-453, no viaduto de entroncamento com a RSC-470, em Garibaldi (RS). Uma criança de 3 anos morreu e pelo menos 30 pessoas ficaram feridas. O acidente ocorreu por volta das 5h15 desta segunda-feira

Em algumas lavouras, houve perda de até 80% da produção. O cultivo de milho, soja e feijão são os mais atingidos. Alguns municípios tiveram prejuízos superiores a R$ 10 milhões.

Para a diretora técnica da Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater- RS), Águeda Marcéi Mezono, o impacto econômico para o Estado será pequeno.

"As perdas eram bem localizadas, ou seja, em pontos específicos, sendo que no Estado, não houve uma perda expressiva. A safra passada do milho teve 5 milhões 492 mil toneladas. Hoje, a produção é de 5 milhões 455 mil em toneladas. Então, não chega nem a 1%", informou.

De acordo com a diretora da Emater, o órgão já encaminhou 4.900 pedidos para vistorias e laudos técnicos do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária do Ministério da Agricultura (Proagro), seguro liberado para agricultores em casos de ocorrência de fenômenos naturais, pragas e doenças que atinjam bens, rebanhos e plantações.

"O Banco do Brasil, que fez o seguro dos agricultores, encaminha o pedido para o Ministério da Agricultura. É certo que vai sair esse seguro para os agricultores porque o laudo oferece um parecer favorável e real da perda que teve na lavoura", afirmou Mezono.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos