Estiagem se agrava, e 58 municípios são atingidos pela seca no RS

Flávio Ilha
Do UOL Notícias
Em Porto Alegre (RS)

Mais seis cidades do Norte e Noroeste do Rio Grande do Sul decretaram situação de emergência nesta sexta-feira (9) em função da estiagem prolongada que afeta a região, na divisa com Santa Catarina. Agora, são 58 os municípios atingidos pela seca no Estado, que prejudica as lavouras de soja e milho e a criação de gado.

As cidades que decretaram situação de emergência são Áurea, Barão do Cotegipe, Dezesseis de Novembro, Erval Grande, Guarani das Missões, Palmitinho e São Valentim. A Defesa Civil do Estado alerta para os níveis dos reservatórios de abastecimento, que estão muito baixos, embora a possibilidade de um racionamento tenha sido descartada.

"A Defesa Civil está monitorando de perto a situação e orienta a população para o uso racional de água", destaca comunicado oficial desta tarde.

Cerca de 300 mil pessoas são afetadas direta ou indiretamente pela falta de chuvas no Rio Grande do Sul. Apenas nos primeiros nove dias de janeiro, 16 municípios da região já encaminharam decreto de situação de emergência em função da estiagem.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos