Manifestantes se reúnem a favor de Israel, em Brasília

Da Agência Brasil

Cerca de 100 pessoas se reuniram hoje (9) em frente à embaixada de Israel, em Brasília, numa manifestação em defesa do Estado israelense e contrária à ação do grupo islâmico Hamas.

"Nossa mobilização é para dizer que o povo brasileiro afirma a soberania do Estado de Israel, reafirma isso, porque [Israel] é o único país no mundo que precisa ficar reafirmando o seu direito de existência", diz Kelita Machado, diretora no Brasil da organização não-governamental internacional Amisrael - Mensageiro da Paz.

A ONG é responsável pela manifestação que, além de Brasília, ocorre também em outras oito cidades brasileiras e mais 18 países em todo o mundo. A mobilização é um contra-ponto às manifestações contrárias ao Estado de Israel realizadas em diversas localidades.

"O que a gente tem visto é a queima da bandeira de Israel, um símbolo pátrio, então é uma evidência declarada e aberta [de apoio ao] que tem feito o Hamas, de tentar destruir o Estado de Israel. Se nós brasileiros queimamos a bandeira do Estado de Israel, estamos dizendo com isso que também queremos que Israel deixe de existir, e isso nós veementemente condenamos", explica Kelita.

Em um manifesto entregue durante à manifestação ao conselheiro da embaixada, Raphael Singer, a organização defende o direito de existência e de se defender de Israel, convoca os povos do mundo a encontrar maneiras de estabelecer a paz no Oriente Médio, rejeita o terrorismo e todo ato de violência dirigido a civis e manifesta a sua solidariedade aos povos palestino e israelense.

"Nós somente queremos paz com os nossos vizinhos, mas temos que lembrar que o Hamas está contra a paz no Oriente Médio, é uma organização terrorista usando a população civil palestina como escudos humanos", afirmou Singer, ao se encontrar com os manifestantes.

Tanto Singer quanto a Amisrael disseram defender a existência de dois Estados na região, o de Israel e o da Palestina, convivendo em paz.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos