Na primeira semana, INSS teve mais de 13 mil agendamentos de 'aposentadoria em 30 minutos'

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

Na primeira semana de funcionamento do novo sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para concessão de aposentadoria por idade em 30 minutos, o Ministério da Previdência Social registrou o agendamento de 13.711 atendimentos em todo o país.

Agendamento telefônico

O melhor horário para o agendamento de aposentadoria por idade em 30 minutos é a partir das 16 horas. A informação é confirmada pela assessoria de imprensa do Ministério da Previdência Social (MPS). A central telefônica tem 1.500 atendentes, funciona de segunda a sábado, das 8h às 23h, e tem capacidade para atender 10 milhões de ligações por mês

O ministério, no entanto, não possui o balanço de quantos trabalhadores realmente compareceram aos postos de atendimento e quantos obtiveram, de fato, a aposentadoria.

No novo sistema, no lugar de ir direto para a fila de um posto de atendimento, é necessário que o trabalhador agende o atendimento pelo telefone 135.

Nesta semana, a maioria dos agendamentos foram feitos para quarta ou quinta-feira, 3.455 e 3.461, respectivamente. Para segunda-feira, foram agendados 2.016 atendimentos, para terça, 2.336 e, para esta sexta-feira, 2.443. Em São Paulo, houve 641 agendamentos para hoje.

Requisitos
Para fazer a "aposentadoria em 30 minutos" é necessário ter, no mínimo, 65 anos (homem) ou 60 (mulher), ter contribuído com a Previdência por pelo menos 15 anos, agendar o atendimento pelo telefone 135 e comparecer no horário marcado com o documento de identidade e o CPF.

O INSS informa que não é necessário levar carteira de trabalho. No entanto, caso as informações necessárias para comprovar o tempo de contribuição do trabalhador não constem no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) será necessário comprová-las por meio da carteira de trabalho ou carnês do INSS.

Por enquanto, o sistema de encaminhamento do benefício em 30 minutos é válido somente para pedidos de aposentadoria urbana por idade. Os casos de aposentadoria por tempo de contribuição passarão a ser atendidos pelo sistema a partir de março, e os pedidos de aposentadoria rural, a partir de julho, segundo o INSS.

*Com informações da Agência Brasil

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos