Após chuvas, Espírito Santo tem cinco mortes por leptospirose

Da Agência Brasil

Após as fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo, a preocupação da Secretaria Estadual de Saúde é com os casos de leptospirose. De acordo com o órgão, dos 293 casos notificados, 55 foram confirmados. Além disso, cinco óbitos foram registrados: quatro na Grande Vitória e um em Aracruz, no norte do Estado.

Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros do ES, Anderson Pimenta, a Defesa Civil e a secretaria orientam os moradores das áreas atingidas a não entrar em contato com a água e a lama acumuladas nas ruas após as enchentes.

O capitão também informou que a Defesa Civil vai distribuir 400 kits de desinfecção com produtos para auxiliar na limpeza das casas.

A leptospirose é uma doença infecciosa grave, provocada pela bactéria leptospira, presente nos rins dos roedores domésticos e transmitida ao homem pela urina desses animais.

O período de incubação dura de um a 30 dias e os sintomas são febre alta, dor de cabeça e dores musculares. Nos casos mais graves, ocorre icterícia (coloração amarelada na pele e nos olhos), insuficiência renal, hemorragias e alterações neurológicas que podem causar a morte.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos