Chuva de granizo leva seis municípios gaúchos a decretar situação de emergência

Da Agência Brasil

A chuva de granizo e a forte ventania que atingiram o Rio Grande do Sul entre quinta-feira (8) e domingo (11) levaram seis municípios da região central do Estado a decretar situação de emergência. Segundo a Defesa Civil estadual, 11 cidades foram afetadas pelo temporal e mais de 50 mil pessoas foram atingidas.

Os municípios de Muçum, Salto do Jacuí, Frederico Westphalen, Nova Bassano, Santa Maria e São Francisco de Paula decretaram situação de emergência na tarde de ontem (10).

Para socorrer a população atingida, o governo do Estado e a Defesa Civil enviaram cerca de 20 mil telhas, além de colchões, cobertores, cestas básicas, produtos de higiene pessoal e agasalhos.

Em São Francisco de Paula, a área atingida fica a 10 quilômetros da área urbana. De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros do município, Sérgio Bosquetti, 40 residências da zona rural foram atingidas e tiveram seus telhados destruídos. "Até hoje de manhã havia flocos de gelo na pastagem", disse ele.

Também foi muito afestado o município de Salto do Jacuí. A vice-prefeita Joyce Zimmer contou que, em apenas 15 minutos, a chuva destelhou casas, quebrou telhados e molhou móveis. "Durante a noite, a situação foi de pânico. Houve um pequeno tumulto no hospital porque pessoas se machucaram ou ficaram em estado de choque."

Ela informou que 95 % da cidade foi atingida. Para evitar novos danos, a prefeitura distribuiu lonas e conseguiu 16 mil telhas com a Defesa Civil. Entretanto, de acordo com a vice-prefeita, são necessárias 90 mil telhas para recuperar todas as residências atingidas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos