Rio de Janeiro inaugura nova unidade de combate à dengue

Alana Gandra
Da Agência Brasil
No Rio de Janeiro

A Sala de Situação da Dengue Verão 2009 foi inaugurada nesta segunda (12) na sede Defesa Civil do Estado do RJ, no município do Rio, com o objetivo de unificar as ações de vigilância no monitoramento da dengue durante os meses do verão.

Segundo Vítor Berbara, superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil, o sistema público de saúde pretende dar resposta mais rápida a determinadas situações que surgem em algumas localidades, em esforço conjunto dos governos federal, estadual e municipal.

A sala terá capacidade de determinar variações no comportamento geográfico e epidemiológico da doença de forma mais rápida do que o sistema convencional de vigilância em saúde. Sete técnicos trabalharão em turnos de 40 horas semanais. "E ficarão também de sobreaviso durante a noite e nos fins-de-semana", completou o superintendente.

Em relação à dengue, o Estado do Rio de Janeiro não está atravessando nenhuma situação anormal, diz Berbara. Apenas casos esporádicos e ameaças de dengue, "o que é normal, porque a dengue é uma doença endêmica". "E não temos visto em nenhuma das regiões nenhuma anormalidade em relação ao padrão epidemiológico", completou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos