Agências bancárias registram 29 assaltos em dezembro, afirma sindicato

Do UOL Notícias
Em São Paulo

No último mês de dezembro, 29 agências bancárias foram assaltadas em todo o país, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira (13) pelos sindicatos de bancários ligados à CUT (Central Única dos Trabalhadores). Durante as ações, quatro pessoas foram sequestradas e três morreram. Desde agosto de 2008, quando a pesquisa começou a ser feita, foram 153 assaltos, 30 sequestros e 17 mortes no Brasil.

Os bancos mais assaltados, ainda de acordo com a CUT, foram o Banco do Brasil, seguido de Itaú e Bradesco. Os Estados que mais registraram as ocorrências foram São Paulo, Rio Grande do Sul e Pará.

De acordo com nota dos sindicatos, o levantamento começou a ser feito "diante do aumento do número de assaltos e de vítimas entre bancários e clientes, por negligência dos bancos, que descumprem as normas de segurança estabelecidas pela legislação".

O descumprimento das normas gerou aos bancos multas de R$ 18 milhões no ano passado. Ainda segundo a entidade, a punição foi aplicada pela Comissão Consultiva para Assuntos de Segurança Privada, órgão da Polícia Federal.

Os bancos mais multados foram: Santander-Real (240 infrações), Banco do Brasil (181), Bradesco (123), Banrisul (84) e Unibanco (77). As principais infrações foram ausência de planos de segurança nas agências e o transporte irregular de dinheiro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos