Prefeito de Blumenau pede ao Ministério da Educação verba para reconstruir escolas

Da Agência Brasil

O prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinübing, reuniu-se hoje (13) com o ministro da Educação, Fernando Haddad, para pedir auxílio na reconstrução das escolas municipais atingidas pelas enchentes que afetaram a cidade no final do ano passado.

De acordo com a prefeitura de Blumenau, 16 escolas e 28 Centros de Educação Infantil tiveram as estruturas atingidas, sendo que duas escolas e dois centros foram destruídos.

Segundo o chefe de gabinete do prefeito, Cássio Quadros, o ministro garantiu que vai reconstruir todas as escolas. Entretanto, para liberar a verba, o Ministério da Educação pediu um relatório com a avaliação dos estragos.

O secretário adjunto de Educação de Blumenau, Osmar Matiola, informou que dois engenheiros civis fizeram o levantamento da situação das escolas e a Universidade Regional de Blumenau também elaborou um relatório.

"Na universidade tem uma equipe com engenheiros florestais e civis que estão avaliando a contenção das encostas e fazendo a análise estrutural das escolas", afirmou o secretário.

Matiola também disse que as escolas e os centros não vão parar de funcionar. Para garantir o início do ano letivo, a prefeitura alugou um espaço para colocar os alunos dos Centros de Educação Infantil destruídos.

"Nós vamos adaptar alguns espaços para colocar os alunos das escolas atingidas. As escolas que não foram destruídas vão passar por uma reforma, que será feita em etapas. Por isso, não há necessidade de mudança de todos os alunos", disse.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos