PRF do Rio faz operação para evitar acidentes no feriado de São Sebastião; veja o que abre e o que fecha

Do UOL Notícias*

A Polícia Rodoviária Federal no Rio de Janeiro começa hoje (16) uma operação para combater acidentes nas estradas durante o feriado prolongado de São Sebastião, comemorado na próxima terça-feira (20). O santo é padroeiro da capital fluminense.

A expectativa é que cerca de 500 mil veículos deixem a cidade a partir de hoje. Os destinos mais procurados são a Região dos Lagos, Costa Verde e Região Serrana. Nessas localidades, o policiamento será reforçado.


De acordo com o relações públicas da PRF-RJ, inspetor André Azevedo, o objetivo é evitar acidentes e reduzir o número de mortes nas estradas, principalmente, por meio da fiscalização de ultrapassagens perigosas e de velocidade, com radares móveis.

"A nossa maior prioridade será manter em queda as estatísticas de violência. As infrações como um todo, como o consumo de bebidas alcoólicas, serão observadas, mas nosso foco serão as manobras perigosas e o excesso de velocidade."

O inspetor alerta que na BR-101 Sul, que leva à Costa Verde, dez barreiras eletrônicas também estão em funcionamento assim como 15 radares fixos na Rodovia Presidente Dutra, que leva a São Paulo e ao interior do Estado.A multa para o motorista flagrado com a velocidade acima da permitida varia entre R$ 220 e R$ 997.

Aos motoristas que vão seguir para o norte do Estado, o inspetor avisa que a BR-356, que liga o município de Campos a Itaperuna, continua com um trecho interditado na altura de Italva. Na região Sul, na BR-354 entre Engenheiro Passos e Caxambu (MG), ainda está proibido o tráfego de veículos de cargas e ônibus.

O que abre e o que fecha
A prefeitura e o governo do Estado decretaram ponto facultativo para o município do Rio de Janeiro na próxima segunda-feira (19), véspera do feriado de São Sebastião, padroeiro do município. Somente os serviços fundamentais nas áreas de saúde e segurança funcionarão.

Na terça (20), todas as linhas de ônibus estarão em funcionamento no município, embora com apenas 60% da frota. Na segunda, as linhas funcionarão com a frota completa.

O metrô irá operar das 7h às 23h na terça, tanto os trens subterrâneos, quanto o metrô de superfície. As linhas de integração operam normalmente, exceto as 634 A e 696 A, que saem de Del Castilho para Fundão. Na segunda, o metrô funciona normalmente, das 5h às 0h. A estação Praça Onze ficará aberta até uma hora após o término do show de Elton John, com início previsto para 22h.

Na terça, os trens funcionarão com o mesmo esquema de horário dos sábados, das 5h às 20h20, com intervalos de 30 a 60 minutos. Os ramais Santa Cruz e Japeri atenderão também os usuários do ramal Deodoro e irão parar em todas as estações. Na segunda os trens funcionam normalmente.

Previsão do tempo para o Brasil e para
o Rio no fim de semana

No dia 20, as barcas do trajeto Rio-Niterói embarcam em intervalos de 30 minutos e as do trajeto Rio-Paquetá com intervalos médios de 2h. Na véspera do feriado o funcionamento será normal.

Os bancos funcionam normalmente na segunda (das 10h às 16h) e permanecerão fechados na terça, assim como os correios. Segundo a Associação dos Supermercados do Rio (Asserj), alguns supermercados ficarão abertos só até às 14h na terça.

Na maior parte dos shoppings centers, as lojas abrem das 10h às 20h na segunda, e das 12h às 21h na terça. Já as praças de alimentação e o espaços de lazer ficam abertos até às 22h na segunda e até às 23h na terça.

*Com informações da Agência Brasil

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos