Cultos dominicais da Renascer pararam para socorro, mas igreja funciona hoje

Rodrigo Bertolotto
Do UOL Notícias
Em São Paulo (SP)

As outras unidades da Renascer em Cristo interromperam os cultos dominicais para avisar sobre o desabamento na sede da igreja no bairro do Cambuci, em São Paulo. Muitos seguidores e religiosos se mobilizaram e visitaram o local e os hospitais para onde iam os feridos.

Hoje, porém, os cultos acontecerão normalmente, sem dia de luto, segundo o bispo Geraldo Tenuta, chefe hierárquico no Brasil, afinal, os fundadores da denominação, o casal Sônia e Estevam Hernandes, estão desde janeiro de 2007 presos em Miami (EUA).

O dia seguinte

  • Reprodução de TV

    Uma tarja preta marcou o luto na Rede Gospel, canal do grupo

  • Rodrigo Bertolotto/Folha Imagem

    Na unidade de Santo Amaro, os cultos seguem normalmente

A reportagem do UOL visitou duas igrejas. Na do Jabaquara, os obreiros preparavam as cerimônias de hoje. Eles se negaram a dar entrevista, mas em conversa informal comentaram a queda do teto e a morte de nove pessoas, sem dar seus nomes. "A gente sabe para onde eles foram. Eles estavam adorando Deus e foram para o céu", disse uma fiel.

Uma faixa na fachada anunciava o "culto de quebra de maldições", prometendo liberdade espiritual para quem levasse foto, documento ou roupa de familiar com problemas.

Lá dentro, um cartaz em cima de uma urna pede contribuição para a igreja: "pague seu gideão aqui." Em geral, os seguidores pagam para obter uma benção, um milagre ou um bem desejado. Com as mortes, vários adeptos depositaram o "gideão" para a reconstrução do templo derrubado.

Outro fiel do Jabaquara comentou sobre o novo fato que coloca a Renascer de novo no noticiário - antes na mídia pelo casamento do jogador Kaká e pela sentença por lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e estelionato do casal Hernandes. "Somos um corpo só, e o que doeu neles dói na gente. Mas isso foi um acidente, não tem nada a ver com os problemas na Justiça de nosso bispo, que ele está pagando."

Na unidade de Santo Amaro, entre faixas de "Deus é fiel" (slogan da igreja), o culto de segunda também estava programado normalmente. Um bazar beneficente vendia produtos de segunda mão. O bispo Gabriel Correia, responsável pelo local, não estava, afinal, a estrutura da igreja foi mobilizada para os hospitais para dar assistência aos feridos. Mas os funcionários davam conta que ele lideraria o culto da noite.

O canal Rede Gospel, ligado à Renascer, transmitiu sua programação nesta segunda com uma tarja ao lado da tela, em sinal de luto. A programação também foi normal, apenas com o comunicado do casal Hernandes mostrando sua consternação nos intervalos comerciais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos