Em nota, Renascer diz que laudo mostra que telhado é seguro

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Em nota distribuída à imprensa nesta segunda (16), a Igreja Renascer afirma que laudo do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) atesta que o telhado da construção era seguro. Nove pessoas morreram e mais de cem ficaram feridos no desabamento na avenida Lins de Vasconcelos, no Cambuci, zona sul de São Paulo.

O Ministério Público de São Paulo divulgou nesta segunda que recebeu reclamações de vizinhos e frequentadores da igreja sobre o prédio, que já havia sido interditado por causa do teto que desabou na noite deste domingo (18).

Leia a íntegra da nota da igreja:

"O Instituto de Pesquisas Tecnológicas da Universidade de São Paulo acompanhou e verificou a reforma do telhado da sede mundial da Igreja Renascer. Laudo mostra que o projeto é seguro. Problemas não foram causados pela Renascer.

A última grande reforma no telhado da Igreja Renascer em Cristo da Avenida Lins de Vasconcelos, SP, ocorreu em 1999. Todas as precauções foram tomadas para que o trabalho não apresentasse qualquer falha: uma equipe de engenheiros de primeira linha fez o projeto e cuidou da obra, sob a supervisão do internacionalmente reconhecido IPT, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas da Universidade de São Paulo, USP.

Na reforma, a estrutura de madeira que sustenta o telhado foi aliviada de qualquer peso extra: o ar condicionado central, os dutos de distribuição do ar, os rufos e calhas, o teto de gesso, as luminárias, tudo passou a apoiar-se numa estrutura metálica sem ligação com a estrutura do teto. Nos testes realizados na época, apurou-se que a margem de segurança era até maior do que a prevista. Os testes foram realizados novamente agora, com técnicas praticamente dez anos mais novas, e os resultados se mantiveram.

Todas as providências determinadas pelo IPT foram seguidas, conforme o Relatório Técnico nº 44.090, de fevereiro de 2000. Informação do laudo do IPT: " Portanto, desde que sejam realizadas as inspeções periódicas, pode-se concluir que a estrutura de madeira atende aos requisitos de segurança de acordo com os critérios especificados na NBR 7190/97".

Informamos ainda que em 2008, a empresa Etersul foi contratada para realizar toda a troca de telhas, e cuidando de todos os aspectos relacionados a esse trabalho, parte burocrática e administrativa, incluindo sua regulamentação. Essa obra da Etersul durou 70 dias.

Assessoria de Imprensa Renascer em Cristo
Brickmann&Associados Comunicação"

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos