Operação da Polícia Federal combate tráfico de droga de origem boliviana

Ivy Farias
Da Agência Brasil
Em São Paulo

A Polícia Federal em São José do Rio Preto (SP) começou hoje (19) a Operação Alfa para desmantelar quatro organizações criminosas que traficam cocaína de origem boliviana.

Mudanças no Tribunal do Júri aceleram o caso Eloá e causam polêmica

Veja como outros casos emblemáticos, como o do assassinato da jornalista Sandra Gomide, demoraram muito mais para serem julgados.

A Justiça Federal na cidade já expediu 84 mandados de prisão temporária. Os acusados são empresários das áreas de construção civil, turismo, comércio de automóveis, além de advogados. Destes, 21 são contra mulheres.

Um dos grupos possuia uma empresa de construção civil em Cuverlândia, Mato Grosso, que mantinha obras na região de San Matias, na Bolívia. Usando os veículos da empresa, transportava a cocaína boliviana para o Brasil.

Já outra parte da quadrilha usava duas aeronaves para trazer a droga da região de Santa Cruz de La Sierra para jogar nas fazendas da organização em Goiás e Mato Grosso. Outros dois grupos faziam o comércio de cocaína em São Paulo.

Segundo comunicado divulgado pela PF, foram apreendidos 903 quilos de cocaína, além de metralhadoras, pistolas, revólveres, munições de diversos calibres e equipamentos para secagem, mistura e embalagem das drogas. No total, serão cumpridos 174 mandados judiciais em toda a operação.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos