Jovem dá à luz em estação de metrô de São Paulo

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Atualizada às 19h36

Um bebê nasceu na estação Santo Amaro do metrô, zona sul de São Paulo, por volta das 13h30 da segunda-feira (19). Segundo a assessoria de imprensa do metrô, é o 16º parto que acontece dentro de estações - o primeiro foi em 1976.
  • Funcionários que fizeram o parto seguram o bebê que nasceu na estação Santo Amaro, em SP


Joelma Rodrigues Delgado, de 15 anos, estava grávida de sete meses e andava, junto com sua mãe e o pai da criança, próximo da estação quando a bolsa estourou e a menina sentiu fortes dores abdominais. "Liguei para o Samu, mas eles disseram que iam demorar, então entrei na estação e procurei a sala de primeiros socorros", afirma o pai Ronaldo Gomes. Eles vinham de Barueri, região metropolitana de São Paulo, e estavam à caminho de uma consulta médica.

Joelma foi então levada para a sala e a agente da estação Eufride Barella, conhecida como Tuca, fez o parto. "Eu tremia, chorava e fazia [o parto], tudo ao mesmo tempo. Eu nunca tinha feito um parto", relembra Tuca. A agente, que trabalha no atendimento ao usuário, explica que o metrô dá cursos de primeiros-socorros aos funcionários e que há material específico em cada estação para a realização de partos.

"Estávamos tentando levar a mãe para o hospital, mas não deu tempo", conta. "A mãe tinha 15 anos e a criança era prematura, mas na hora Deus te ajuda", afirma Tuca. "Chorei o dia inteiro. Nós temos treinamento, mas entre aprender e fazer na prática tem uma grande distância", comenta.

A mãe e a criança foram encaminhadas para o hospital Regional Sul e passam bem. A menina, que vai chamar Roberta, nasceu com 1,4 kg e está na incubadora, já que é prematura. Tuca afirma que vai visitar a família amanhã.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos