Operação em SP recaptura 777 presos, mas 1.373 estão foragidos desde a saída temporária de Natal

Do UOL Notícias
Em São Paulo (SP)

Em operação realizada na última quarta-feira (21), a Polícia Civil do Estado de São Paulo realizou a recaptura de 777 foragidos da Justiça, dentre os quais 147 que haviam sido beneficiados pela saída temporária de Natal e não retornaram às penitenciárias. Dos mais de 20 mil presos que receberam o benefício, 1.373 ainda estão foragidos. Outras 36 pessoas foram presas em flagrante durante as 12 horas da operação, totalizando 813 detenções.

O benefício é concedido a presos que cumprem pena em regime semi-aberto, têm bom comportamento e já cumpriram um sexto da pena, no caso dos primários, ou um quarto, para os reincidentes.

Os beneficiados podem ficar até sete dias seguidos fora das prisões, quatro vezes por ano (no caso de visita às famílias) ou durante o tempo necessário para fazer algum curso profissionalizante, de acordo com a Lei de Execuções Penais. Aqueles que não regressarem aos presídios após o término do prazo são considerados evadidos e, caso recapturados, retornam ao regime fechado.

Mais sobre a operação
A operação, coordenada pela Divisão de Capturas do Departamento de Identificação e Registros Diversos (Dird) da Polícia Civil, cumpriu mandados de prisão expedidos pela Justiça e mobilizou 2.784 policiais civis em 1.019 viaturas por todo o Estado.

Foram registradas 589 ocorrências, entre Termos Circunstanciados (T.C.s) e Boletins de Ocorrência (B.O.s). No total, foram apreendidos 103 veículos e 30.238 objetos.

Desde setembro de 2007, esta é a quarta operação desse porte. De acordo com a Polícia Civil, novas operações de recaptura devem ocorrer em breve.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos