Chuvas continuam em Minas Gerais, mas devem diminuir nos próximos dias

Lourenço Canuto
Da Agência Brasil
Em Brasília

A região metropolitana de Belo Horizonte (MG) deverá continuar nesta sexta-feira (23) com chuva forte. Um temporal ocorrido ontem provocou transtornos, como o transbordamento do Rio Arrudas, que acarretou a interdição de ruas e avenidas. Veículos foram arrastados pelas águas e muitos moradores ficaram desabrigados.

Segundo a Defesa Civil, todas as regiões do Estado de Minas Gerais devem continuar hoje com chuvas por causa da instabilidade que cobre as Regiões Norte, Sudeste e o Centro-Oeste do país. A temperatura ficará amena no centro-sul mineiro, devido à grande cobertura de nuvens. A previsão é de que dentro de alguns dias haverá redução dos temporais, havendo até lá risco de alagamentos e deslizamentos de encostas, principalmente nas regiões sul, zona da mata, centro e vales do Aço e Rio Doce.

Ontem, conforme a Defesa Civil, em apenas uma hora choveu na região metropolitana de BH, que tem população de 2,3 milhões de pessoas, o equivalente a 20% do total previsto para todo o mês. Foram registradas até agora 127 ocorrências, com um caso de morte de uma senhora de cerca de 60 anos de idade, cujo corpo foi encontrado hoje sem identificação no bairro Átila de Paiva.

Até agora, foram registrados sete desabamentos de casas, que deixaram 35 pessoas desalojadas, 16 deslizamentos de encostas, 14 desabamentos de muros e o trincamento de muitas edificações que sofrem risco de desabamento, além da queda de árvores. Os bairros da capital mais afetados foram Tirol, Barreiro, Átila de Paiva e Bethânia.

Em Contagem, município com população de 565 mil habitantes, 25 pessoas estão desabrigadas e 110 desalojadas. Houve desabamento parcial de duas casas e total de outras três. Na Zona da Mata, a Defesa Civil registrou, em Carangola, nove pessoas desalojadas e duas residências danificadas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos