Prefeitura de Porto Alegre pretende transferir moradores atingidos por incêndio

Thiago Scarelli
Do UOL Notícias
Em São Paulo (SP)

O Departamento Municipal de Habitação (Demhab) de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, pretende remover as famílias que moram na Vila Chocolatão, favela na região central da capital gaúcha, atingida ontem por um incêndio de grandes proporções.

  • Ronaldo Bernardi/Agência RBS

    Moradores recolhem objetos pessoais um dia depois de incêndio atingir favela no RS

A Defesa Civil de Porto Alegre relata que, de acordo com os números mais recentes, cerca de 250 pessoas tiveram suas moradias destruídas pelo incêndio que atingiu o bairro na tarde de ontem. Não houve mortes e ainda não se conhece a origem do fogo.

A assessoria de imprensa da prefeitura relata que o prefeito José Fogaça visitou o local ontem e lembrou que há dois anos existe um projeto de remoção dos moradores para um bairro na zona norte de Porto Alegre -- transferência que os moradores não aceitam.

"Os líderes já estão convencidos de que têm de fazer essa mudança. Esse incêndio poderia ter matado gente, isso aqui é um barril de pólvora", afirmou ao jornal 'Zero Hora' o diretor-geral do Demhab, Humberto Goulart.

O Departamento Municipal de Limpeza iniciou na tarde de hoje as operações de limpeza do local, com duas retroescavadeiras e sete caminhões-caçamba. Os trabalhos devem durar até amanhã.

Como medida de emergência, o Departamento de Habitação planeja instalar moradias provisórias para acolher as famílias que perderam as casas. Trata-se de cubos de madeira compensada com uma porta e sem janelas, medindo 3m por 3m.

A assessoria do Demhab acrescenta que não há intenção de que as pessoas fixem moradias nessas estruturas provisórias, mas que aceitem a futura transferência proposta pela prefeitura.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos