Série aborda a infância e a adolescência no vale do Jequitinhonha

Da Redação

Como é a vida de crianças e adolescentes em uma das regiões mais pobres do Brasil? A exploração sexual e o trabalho infantil no vale do Jequitinhonha (MG) são alguns dos temas de uma série de reportagens produzidas pela equipe de jornalismo do SBT, e que o UOL publica a partir desta terça-feira (27).



Durante duas semanas, a equipe do repórter Sérgio Utsch percorreu 2.500 quilômetros por uma das porções mais pobres do Brasil. Com um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) inferior ao de países como a Bolívia, o vale do Jequitinhonha revela a face menos conhecida de uma região rica em belezas naturais e patrimônios históricos.

A primeira reportagem revela um quadro de exploração sexual de crianças e adolescentes, e conta histórias como a da família com cinco irmãs que recorreram à prostituição como forma de subsistência.

A segunda parte da série traz o perfil do explorador. Quem alicia os menores? Há envolvimento da alta sociedade da região? A reportagem mostra a conivência das autoridades locais com as atividades criminosas.

Itinga, a cidade dos órfãos de pais vivos, é o tema da terceira reportagem da série. O vídeo revela como vivem as crianças cujos pais viajam para outros Estados em busca de emprego nas lavouras de café e cana-de-açúcar.

Sexualidade precoce e gravidez juvenil são assuntos tratados pela quarta reportagem da série especial. No último episódio, as belezas e encantos de uma região ainda pouco explorada pelos brasileiros.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos