Secretário de Segurança Pública do Rio diz que Cidade de Deus está abandonada

Da Agência Brasil
No Rio de Janeiro (RJ)

O secretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, visitou hoje (28) a comunidade de Cidade de Deus, em Jacarepaguá, zona oeste da cidade, e afirmou que o local está abandonado. Para o secretário, tanto órgãos governamentais quanto a iniciativa privada devem realizar atividades de inserção social que beneficiem os moradores da região.

"Eu entendo que a comunidade está abandonada. Vocês viram a quantidade de lixo, aquele córrego precisa ser dragado, há a necessidade de se fazer um projeto habitacional urgentemente", disse ao grupo formado por policiais militares e jornalistas que o acompanharam durante a visita.

"Essas questões não dizem respeito à segurança pública. A minha obrigação, isso vai ser feito e está sendo feito, é criar uma ambiência de segurança. Feita essa ambiência, eu espero que as outras ações do município, do Estado, da União e da iniciativa privada cheguem também. Porque nós precisamos é incluir na comunidade de Jacarepaguá a Cidade de Deus como parte desse bairro, e não excluí-la", afirmou Beltrame.

A ida do secretário ao local tinha como objetivo a realização de observações na comunidade antes da implantação do policiamento comunitário - já realizado no Morro Dona Marta, em Botafogo, na zona Sul.

Os 192 soldados da Polícia Militar que farão o policiamento comunitário devem chegar à Cidade de Deus no dia 15 de fevereiro, após receberem treinamento no Bope (Batalhão de Operações Especiais). Além disso, três cabines blindadas serão construídas na Cidade de Deus.

Atualmente, há 51 homens da PM reforçando a segurança da Cidade de Deus. O secretário afirmou que já houve uma diminuição do tráfico de drogas na comunidade, mas que ainda há esse tipo de atividade em pontos isolados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos