Por recebimento de propina, 17 servidores são demitidos da Suframa desde dezembro

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Quatro servidores da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) foram demitidos nesta quinta-feira (29) pela Controladoria-Geral da União (CGU) por recebimento de propina e pelo uso do cargo público em proveito pessoal. Com estas demissões, segundo a CGU, chegam a 17 o número de funcionários do órgão afastados por estas irregularidades desde dezembro do ano passado.

Em nota, a CGU explica que, entre outros atos ilícitos, os servidores recebiam propina para liberar mercadorias de empresas, sem realizar vistoria dos produtos. As irregularidades foram constatadas por "interceptações telefônicas e escutas ambientais feitas pela Polícia Federal, com autorização judicial, durante a fase de inquérito policial", diz a nota.

Os processos disciplinares contra os servidores foram instaurados após a prisão dos mesmos na Operação Rio Nilo, em fevereiro de 2007. Na época, foi descoberta a remessa de mercadorias de empresas localizadas em São Paulo para empresas da Zona Franca de Manaus com o uso de notas fiscais frias, com o objetivo de "gerar, acumular e transmitir créditos de ICMS a outras empresas", afirma a CGU. Uma das mais de 40 empresas envolvidas movimentou cerca de R$ 1,5 bilhão entre 2002 e 2005, não oferecidos à tributação.

Ainda de acordo com a CGU, os servidores demitidos cometeram corrupção passiva, improbidade administrativa, valimento do cargo e recebimento de propina. Nenhum deles poderá voltar ao serviço público ou participar de concursos. Os servidores estão respondendo pelos mesmos delitos na Justiça Federal.

Nos últimos seis anos, quase 2.000 agentes públicos já foram demitidos após processos administrativos disciplinares.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos