Economia das cidades de médio porte cresce três vezes mais, mostra estudo

Pedro Peduzzi
Da Agência Brasil
Em Brasília

As cidades de médio porte foram o motor do crescimento da economia brasileira recente e estão crescendo praticamente o triplo dos municípios de grande porte. A constatação é do coordenador de Desenvolvimento Urbano do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Daniel da Mata.

Autor da pesquisa Crescimento das Cidades Médias, relatada em um dos artigos que compõem o Boletim Regional e Urbano do Ipea, Daniel explicou que enquanto o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de municípios com mais de 500 mil habitantes foi de 1,55% entre 2002 e 2005, o de cidades com menos de 100 mil habitantes foi de 3,22%, e o de cidades com população entre 100 mil e 500 mil foi de 4,71%.

"Isso significa que o crescimento do PIB per capita foi de 0,42% para as cidades grandes, de 2,85% para as médias e de 2,08% para as pequenas", acrescentou. "Nosso trabalho mostrou que as cidades médias estão crescendo três vezes mais do que as de grande porte, e que isso tem relação direta com a fuga de mão-de-obra das cidades grandes para as médias, na busca por melhor qualidade de vida", disse o pesquisador.

Segundo ele, o estudo identificou que as cidades médias apresentam um parque econômico menos diversificado e conseguem atrair profissionais especializados que buscam perfis de empregos específicos. "Isso atrai inclusive a mão-de-obra mais qualificada, o que resulta também na incrementação da produção e da produtividade".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos