Em dois meses, 204 empresas foram autuadas por descumprir novas regras dos call centers

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Após dois meses de implantação das novas regras para os call centers, o Departamento de Defesa do Consumidor (DPDC), vinculado ao Ministério da Justiça, já instaurou 204 processos contra empresas.

Entenda o que muda com a nova lei de call centers

  • Reprodução/UOL

    Infográfico explica as novas regras


Segundo nota divulgada nesta terça-feira (3), os campeões em reclamação são: telefonia celular (515 registros) e fixa (496), cartão de crédito (415), bancos comerciais (147), transporte aéreo e terrestre (129), TV por assinatura (70), e energia elétrica (56). As companhias Vivo e Embratel foram as mais autuadas.

Do total de 204 processos, 186 foram instaurados em Procons estaduais e 18 diretamente no DPDC. O Estado campeão de autuações foi o Distrito Federal, com 47, seguido por Acre, com 43, e São Paulo, com 35.

O diretor do DPDC, Ricardo Morishita, afirma em nota que "as multas aplicadas são respostas aos descumprimentos das regras do Decreto e continuarão até que uma nova relação, que incorpore mais avanços, seja praticada pelas empresas".

O Ministério da Justiça lembra que a ação da população é uma "grande aliada" na implantação das novas regras. "A norma vale para serviços públicos regulados pelo governo federal, como energia elétrica, telefonia, telecomunicações, planos de saúde, bancos e transporte terrestre e aéreo", explica Morishita.

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