TCE libera licitação das obras de expansão da Linha 5 do metrô de SP

Do UOL Notícias
Em São Paulo

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE) liberou nesta quarta-feira (4) o edital de licitação das obras de expansão da Linha 5-Lilás do metrô de São Paulo, após os conselheiros julgarem improcedentes as representações das empreiteiras Delta Construções e Galvão Engenharia, que apontavam supostas irregularidades no edital (veja no fim do texto o mapa da Linha 5-Lilás).

O TCE havia suspendido preventivamente a publicação do edital em 16 de janeiro, em razão da contestação das empresas. As empresas se queixam de item no edital que exige a apresentação de atestados de capacidade de escavação e construção de túneis. Segundo elas, o atestado exigido limita a concorrência e favorece empresas que já participaram de obras do metrô.

As empreiteiras também se queixam de um outro item do edital, segundo o qual uma empresa contratada para um lote da obra fica impedida de participar do outro lote, ainda que o orçamento proposto seja menor do que o da concorrente.

Após a Companhia do Metrô apresentar suas justificativas, o TCE decidiu aprovar o edital sem qualquer modificação.

O Metrô não informou quando será reaberta a primeira fase do processo de licitação, na qual serão entregues as propostas das empreiteiras, nem a data da segunda fase, em que as empresas vencedoras receberão as habilitações para as obras.

Linha 5-Lilás
O primeiro trecho da Linha 5-Lilás do metrô de São Paulo foi inaugurado em outubro de 2002. No total, são 8,4 km de extensão e seis estações - Capão Redondo, Campo Limpo, Vila das Belezas, Giovanni Gronchi, Santo Amaro e Largo Treze.

A licitação será abertas para a construção do segundo trecho da linha, que terá 11,7 km e 11 estações - Adolfo Pinheiro, Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin-Campo Belo, Água Espraiada, Ibirapuera, Moema, Servidor, Vila Clementino, Santa Cruz e Chácara Klabin.

Com previsão de término para 2012, o novo trecho ligará a Linha 5-Lilás à Linha 1-Azul (na estação Santa Cruz) e à Linha 2-Verde (na Chácara Klabin). Atualmente, a Linha 5-Lilás não é diretamente interligada às outras linhas do Metrô, o que dificulta o acesso dos usuários da linha ao centro da cidade.


O mapa acima mostra a rede metroviária de São Paulo; o trecho em pontilhado da Linha 5-Lilás deverá ser entregue em 2012, segundo o Metrô - Crédito: Reprodução/Companhia do Metrô

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