Lojistas do Rio projetam crescimento de 10% nas vendas no Carnaval

Da Agência JB

O comércio lojista está animado com as vendas do Carnaval e espera um crescimento de cerca de 10%, comparado ao ano passado. É o que mostra a pesquisa do Centro de Estudos do Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro - CDL-Rio, que ouviu 750 lojistas da cidade do Rio de Janeiro para conhecer a expectativa dos empresários para o Carnaval.

De acordo com a pesquisa, os lojistas acreditam que os produtos mais comprados serão as roupas esportivas (30,8%), fantasias (23,1%), adereços para o carnaval (19,2%), tecidos (15,4%), moda de praia (11,6%), confetes e serpentinas (3,8%).

O preço médio das compras será de cerca de R$ 80,00 e os clientes deverão utilizar o cartão de crédito parcelado (53,8%) como forma de pagamento, seguido de cartão de débito/dinheiro (26,9%), cheque (19,2%) e crediário (11,5%), acreditam os entrevistados.

Segundo Aldo Gonçalves, presidente do CDL-Rio, o Carnaval contribui para o aumento das vendas no mês de fevereiro, principalmente de produtos da estação, como moda de praia, moda feminina e infantil especializada, acessórios para fantasias e souvenires.

"O lojista está fazendo a sua parte, melhorando a decoração de suas lojas e vitrines, oferecendo promoções, facilitando a forma de pagamento entre outras ações para aumentar as vendas", disse Gonçalves.

O presidente ainda diz que a expectativa de uma demanda aquecida neste período de verão e Carnaval leva em consideração que no ano passado fevereiro foi um mês de movimento fraco para o comércio lojista.

Aldo também aponta o crescimento do crédito, com prazos mais longos de financiamento sem juros (o que significa menos desembolso para o consumidor), a manutenção da estabilidade dos preços praticados pelo varejo e as grandes promoções como fatores propulsores de bons negócios para o comércio varejista.

"Tudo isso estimulado pelo grande número de turistas nacionais e estrangeiros que estão na cidade, que prolongaram a sua permanência por causa do Carnaval. Isso sempre estimula e movimenta as vendas", conclui.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos