Caixa-preta do avião que caiu no Amazonas deve ir para os EUA

Especial para o UOL Notícias
Em Manaus (AM)

A caixa-preta do avião Bandeirante PT-SEA que caiu no último sábado (7) no Amazonas matando 24 pessoas deverá ser analisada nos Estados Unidos. A informação é do coordenador do Seripa 7 (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), tenente-coronel Vladimir Passos. "No ano passado nós tivemos uma caixa-preta semelhante para analisar e só pudemos fazer isso nos Estados Unidos", diz Passos.
  • Euzivaldo Queiroz/A Crítica/AE

    Parentes enterram o piloto César Leonel Grieger, de 47 anos, no cemitério Parque Tarumã, em Manaus (AM)


A caixa-preta do Bandeirante PT -SEA foi localizada no último domingo por técnicos da Aeronáutica enviados ao local do acidente. A localização da caixa-preta chamou atenção uma vez que a empresa Manaus Aero-Táxi havia informado que o Bandeirante acidentado não possuía o equipamento.

Passos explica que, em tese, a caixa-preta contem os últimos minutos de gravação das conversas entre os pilotos e a torre de controle, entretanto, por ser antiga, há o temor de que ela possa ter falhado. "Nós não sabemos o que vamos encontrar ainda. Esperamos que ela tenha essas gravações que serão muito úteis na investigação. Do contrário, teremos um pouco mais de dificuldade", disse o tenente-coronel.

O Seripa 7 vai solicitar ao Cindacta (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo) a gravação das conversas registradas entre os pilotos e os controladores de vôos baseados em Manaus. Segundo informações, os pilotos teriam entrado em contato com a torre minutos antes da queda.

Em Manacapuru (a 85 km de Manaus), município onde ocorreu o acidente, a Polícia Civil já começou a ouvir os depoimentos dos moradores da comunidade Santo Antônio, localizada às margens do rio Manacapuru.

Em Coari (a 365 km de Manaus), foram enterradas os três integrantes da família Liberal que morreram durante o acidente. O enterro ocorreu por volta das 19h (horário de Brasília) após a chegada de Eric Liberal e Yan Liberal, sobreviventes do acidente.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos