Brasil economizou R$ 4 bi com horário de verão, diz ministro

Do UOL Notícias
Em São Paulo

O Brasil economizou R$ 4 bilhões em energia elétrica com o horário de verão, informou nesta quinta-feira o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, em entrevista ao canal GloboNews. A economia equivale a 2 mil megawatts no horário de pico (18h às 21h).

"Só no Sudeste, economizamos o equivalente a 65% de toda a energia que o Rio de Janeiro consome. E no Sul, o equivalente a 85% do consumo de Curitiba", declarou o ministro.

Lobão também afirmou que "não há nenhum risco" de que o país seja atingido por um apagão nos próximos anos, alegando que foram tomadas medidas de melhoria do sistema de energia nacional depois do "apagão", entre as quais a retomada da usina nuclear de Angra 3.

Questionado sobre a utilização de fontes alternativas, o ministro apontou que "o Brasil possui a matriz energética mais limpa do mundo".

O horário de verão, que vale para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, começou a valer à meia-noite do dia 18 de outubro de 2008 e terminará à meia-noite do próximo sábado (14), quando o relógio deverá ser atrasado em uma hora.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos