Sindicato de fretados questiona medida da prefeitura para restringir circulação dos ônibus

Thiago Scarelli
Do UOL Notícias
Em São Paulo

A iniciativa da Prefeitura de São Paulo de restringir a circulação de ônibus fretados nas principais avenidas da cidade pode acabar piorando o trânsito ao estimular o uso do carro, segundo avaliação do Sindicato das Empresas de Transportes por Fretamento e Turismo de São Paulo e Região (Transfretur).

O diretor-executivo da organização, Jorge Miguel dos Santos, relata que a grande maioria das pessoas que optam pelos fretados utiliza o serviço para ir trabalhar, possui entre 25 e 48 anos e tem veículo próprio. Com esse perfil de usuário, cada ônibus fretado significa em média 19 carros a menos nas ruas da região metropolitana, segundo estimativa da Transfretur.

"Imagine você acostumado todos os dias com o conforto do fretado. De hoje para amanhã o serviço é limitado e a parada fica mais longe do trabalho. O que você escolheria: o transporte público, com suas deficiências, ou o carro? Essa decisão [da Prefeitura] pode aumentar o número de veículos nas ruas", afirma o diretor do sindicato.

A Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo anunciou que dentro de dois meses os ônibus deste tipo serão proibidos de circular pela avenida Paulista e deverão buscar vias alternativas. A inclusão de outras avenidas na medida está em avaliação.

Santos afirma que está em andamento um estudo realizado pela prefeitura em parceria com a Trasfretur para avaliar os impactos do sistema de transporte fretado na cidade, mas como o levantamento não foi concluído, o sindicalista alega ter sido "surpreendido" com o anúncio da medida.

"A CET só pensa em fluidez, quer dar fluidez para o carro e acha que o espaço ocupado por um ônibus poderia ser ocupado por dois carros, mas não é só isso", criticiou diretor do sindicato.

Questionada pelo UOL, a secretaria de transportes informou que "o secretário está finalizando os projetos de atuação conjunta CET/SPTrans para racionalizar e otimizar a utilização dos ônibus fretados em São Paulo", acrescentando que os detalhes serão informados na época da implantação do projeto.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos