Copa pode acelerar recursos para o metrô curitibano

Marcus Vinicius Gomes
Especial para o UOL Notícias
De Curitiba (PR)

A escolha de Curitiba como uma das subsedes da Copa do Mundo de 2014 pode acelerar o processo de liberação de recursos para o início das obras do metrô curitibano a partir de 2010.

Metrô de Curitiba 'enterra' parte da cidade-modelo idealizada na década de 70

A exigência do serviço de linhas de metrô para atender os torcedores durante o torneio mundial integra a lista do cadernos de encargos entregue pela Fifa às capitais do país que disputam as oito vagas restantes para abrigarem os jogos da Copa do Mundo - São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre já foram escolhidas.

Na semana passada, o ministro Paulo Bernardo (Planejamento), que é do Paraná, disse que espera o anúncio das subsedes da Copa, em 20 de março, para começar a tomar as providências. "Primeiro vamos torcer, depois vamos trabalhar", afirmou.

Parte dos recursos para a construção do trecho do metrô que deve estar pronto até 2014 deve vir do PAC (Plano de Aceleração de Crescimento) implantado pelo governo federal, o que corresponderia a cerca de 11 quilômetros do trecho central do metrô, próximo ao estádio da Arena do Atlético, onde as partidas deverão ser realizadas.

Paulo Bernardo, no entanto, se disse cético sobre a viabilização do projeto. "Demorou-se mais de um ano para que a Prefeitura conseguisse licitar o projeto básico, não dá para ter certeza de que esse prazo (até 2014) será cumprido".

O prefeito de Curitiba, Beto Richa, garante, em resposta ao ministro, que tem "plena certeza" de que isso ocorrerá.

"Nós estamos conversando como vários setores da iniciativa pública e privada, no Brasil e no exterior, e esperamos, em breve, conseguir os recursos necessários para o início das obras. Os curitibanos podem ter certeza que, até 2014, o trecho necessário do metrô para servir ao torcedor que estiver na capital, estará pronto integralmente. Isso eu posso garantir", afirmou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos