Esqueletos centenários são encontrados em igreja em Santos (SP)

Rosanne D'Agostino
Do UOL Notícias
Em São Paulo

Esqueletos, possivelmente do século 17, foram encontrados esta semana em frente à Igreja do Carmo, no centro de Santos, litoral paulista. A descoberta ocorreu durante as obras de ampliação da linha do bonde, que acontecem na cidade há cerca de seis meses.

Ossos seriam do século 17

  • Alex Almeida/UOL
  • Alex Almeida/UOL

    Descoberta ocorreu durante obras de ampliação da linha do bonde, em frente à Igreja do Carmo



Foram encontrados 12 esqueletos humanos, de homens, mulheres e crianças, que estão sendo retirados e encaminhados ao Cerpa (Centro de Estudos Arqueológicos) do município.

Os ossos foram escavados no adro, a área externa da igreja. Em construções antigas, é comum a existência de cemitérios em adros, mas, segundo Waldir Ruedas, historiador que acompanha as escavações, não havia referência histórica sobre a existência desse tipo de cemitério na Igreja do Carmo.

Segundo Ruedas, já se tem certeza de que o cemitério data de antes de 1665, pois, após essa data, já existem mapas sobre o que foi construído no local desde então. Além disso, todos os pés dos esqueletos estavam virados para a porta da igreja, o que comprova que o cemitério fazia parte do conjunto arquitetônico.

"Agora temos mais um ponto turístico na cidade, é mais um achado arqueológico de extrema importância", afirma Ruedas. Já o frei Lino, da Igreja do Carmo, diz que é um absurdo que desenterrem corpos e recusou-se a acompanhar os trabalhos.

Desde agosto de 2008, escavações realizadas no município permitiram o resgate de relíquias em três sítios arqueológicos e revelaram a primeira cadeia de Santos, um pelourinho, a segunda sede da Igreja Nossa Senhora da Misericórdia (1652) e o cemitério da Igreja do Rosário dos Homens Pretos, de 1800.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos