Mulher invade maior hospital de Alagoas e agride paciente com faca

Carlos Madeiro
Especial para o UOL Notícias
Em Maceió (AL)

A noite de sábado (14) foi de tensão do Hospital Geral do Estado (HGE), única emergência pública de Maceió, capital de Alagoas. Por volta das 22 horas, uma mulher invadiu as dependências da unidade armada com duas facas e atingiu uma paciente que aguardava atendimento médico.

As festas pré-carnavalescas na capital alagoana, tradição na cidade no sábado que antecede o Carnaval, levaram mais de 100 mil pessoas à orla de Maceió e superlotaram o HGE de ocorrências. No momento da agressão, dezenas de pacientes aguardavam atendimento na entrada do posto médico.

Violência no hospital

  • Portal Tudo na Hora

    Mulher utilizou duas facas para agredir paciente no hospital

  • Portal Tudo na Hora

    Viaturas da PM foram acionadas
    e prenderam a agressora

  • Portal Tudo na Hora

    Ela foi levada por policias e segue detida na Delegacia de Plantão I

Segundo relato de uma funcionária que estava de plantão, Quitéria Marcela da Silva, 30, invadiu a ala de espera na enfermaria em busca de Carla Fernanda da Silva. Segundo informações da Polícia Militar, ela entrou no hospital com ferimentos e transtornada, portando duas facas. Uma das armas chegou a cair no chão no momento em que Marcela invadiu o hospital. Foi quando os seguranças da entrada acionaram os policiais que ficam de plantão na unidade.

A vítima que esperava por atendimento tinha apenas um corte no rosto, quando foi surpreendida e atingida com duas facadas. "Foi uma correria só. Os pacientes que esperavam atendimento e os funcionários correram na hora do atentado", contou a funcionária.

Ainda segundo a testemunha, as duas jovens já haviam participado de uma briga na mesma noite, provavelmente por conta de ciúme. "Ela chegou dizendo que ia matar a outra por conta de um rapaz", afirmou. Os militares só chegaram ao local após o início da confusão. "Fomos rapidamente, mas quando chegamos, ela já havia levado duas facadas", explicou o Cabo Evaldo, em entrevista a uma TV de Maceió.

Duas viaturas da PM foram acionadas e prenderam a agressora. Ela foi levada e segue detida na Delegacia de Plantão I. Já Carla, que apresentava apenas ferimentos leves ao dar entrada no HGE, precisou ser operada e segue internada no HGE. Segundo o setor de assistência social da unidade, o estado de saúde dela é estável.

Ainda na noite de ontem, a polícia também foi acionada para conter uma briga de gangues de jovens na porta do hospital. Um grupo - com cerca de 10 pessoas - chegou ao HGE em busca de um paciente que ainda chegava numa ambulância do Samu. Eles chegaram a tentar tirar o paciente ferido à força, mas acabaram contidos por policiais. Segundo relato de funcionários, os militares precisaram puxar as armas para conter o ânimo do grupo.

Medo
A falta de segurança não é um problema novo no atendimento de urgência e emergência de Maceió. Segundo o presidente do Sindicato dos Médicos de Alagoas, o risco que profissionais e pacientes correm já foi tema de diversas reuniões com a Secretaria de Saúde.

"Qualquer pessoa invade o HGE e mata um paciente, um funcionário. Ninguém é revistado, é um verdadeiro absurdo. Há um ano, tivemos alguns episódios na antiga Unidade de Emergência, mas nunca se reforçou a segurança", denunciou Wellington Moura Galvão ao UOL neste domingo.

Para o médico, algumas ações poderiam melhorar a segurança. "Poderia existir um detector de metais, uma revista. Pior que já houve várias ameaças a médicos. Teve um caso de uma médica que pediu demissão por conta de uma ameaça grave que sofreu aqui", disse.

Segundo funcionários do HGE, uma dupla de soldados fica sempre de plantão, além da existência de um posto da Polícia Civil para as ocorrências de crime registradas na unidade.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos