Chuvas prejudicam escoamento da produção rural no Estado do RJ

Thais Leitão
Da Agência Brasil
Em Brasília (DF)

Um dos principais prejuízos causados pela chuva em Paraíba do Sul, na região centro-sul fluminense, foi a destruição das estradas que ligam a zona rural ao centro do município. A cidade foi uma das mais atingidas pelos temporais, que deixaram 1.300 pessoas desabrigadas em todo o Estado, de acordo com a Defesa Civil estadual. Somente em Paraíba do Sul, 3.000 moradores tiveram que deixar suas casas, indo para residências de parentes ou abrigos públicos. A prefeitura decretou situação de emergência.

De acordo com o secretário municipal de Comunicação Social, Geraldo Dias Filho, o asfalto ficou bastante danificado, interrompendo o escoamento da produção de hortifrutigranjeiros e da pecuária leiteira, uma das principais atividades da região.

"Por causa as chuvas torrenciais, as estradas vicinais do município ficaram praticamente intransitáveis, deixando a nossa área rural isolada. Ainda não calculamos o prejuízo, mas certamente ele será muito grande, porque os produtores rurais precisam dessas vias para escoar sua produção, que sai do município e abastece boa parte do Estado", afirmou Dias Filho.

O secretário informou ainda que o prefeito Gil Leal viaja à capital fluminense ainda hoje (16) para se encontrar com o governador do Estado, Sérgio Cabral, e pedir ajuda para recuperar as estradas da cidade.

Além de Paraíba do Sul, outros municípios vizinhos, como Sapucaia, Três Rios e Vassouras, também sofreram com as chuvas, que causaram o transbordamento do Rio Paraíba do Sul, maior do Estado.

Com a melhora do tempo desde ontem (15), o nível do rio começou a baixar e muitos dos desalojados já conseguiram retornar para suas casas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos