Controladores de voo devem ser ouvidos na próxima semana sobre queda de avião no AM

Especial para o UOL Notícias
Em Manaus (AM)

Os controladores de voo baseados em Manaus deverão ser ouvidos na semana que vem no inquérito aberto pela Polícia Civil do Amazonas para investigar as causas do acidente com o Bandeirante PT-SEA que caiu no último dia 7 em Manacapuru. No acidente, morreram 24 dos 28 ocupantes da aeronave. A informação é do delegado regional de Manacapuru, Antônio Rodrigues, que preside o inquérito.
  • Luiz Vasconcelos/Folha Imagem/AP

    O avião Bandeirante PT-SEA caiu no último dia 7 em Manacapuru (AM) matando 24 dos 28 ocupantes


O depoimento dos controladores é considerado crucial para as investigações. Foram eles que tiveram os últimos contatos com o piloto, César Griege, morto no acidente. De acordo com Rodrigues, a polícia deverá solicitar os depoimentos dos controladores na próxima semana. Ele assumiu o inquérito nesta segunda-feira (16) em substituição à delegada Sâmara Fernandes, que o cobria durante as férias.

Ontem foram ouvidos os funcionários responsáveis pela administração e pelo setor de embarque e desembarque de passageiros do aeroporto de Coari (a 365 km de Manaus), cidade de onde partiu o avião. Os depoimentos foram tomados em Coari e serão remetidos a Manacapuru. O mesmo deverá acontecer com os depoimentos dos controladores de vôos de Manaus.

Rodrigues admite que o inquérito do acidente com o Bandeirante PT-SEA será um dos maiores desafios de sua carreira. "Eu nunca presidi uma investigação como essa. O mais próximo que eu fiz foi durante o acidente com o barco Comandante Sales (que naufragou no rio Amazonas matando 48 pessoas no ano passado)", disse.

Rodrigues afirma que a polícia tem 30 dias para a conclusão do inquérito, mas diz que esse prazo pode ser prorrogado. "Se entendermos que faltam depoimentos ou provas, vamos pedir a prorrogação do inquérito", afirma.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos