Jovem africano foge do seu país escondido em navio para tornar-se jogador de futebol no Brasil

Heliana Frazão
Especial para o UOL Notícias
Em Salvador (BA)

Pode acabar nos próximos dias, de forma melancólica, a odisséia do jovem jogador de futebol da Guiné, na África ocidental, Mohamed Câmara, de 17 anos. Ele viajou clandestinamente no navio Grande San Paolo, de bandeira italiana, que aportou sábado (14) em Salvador, Bahia.

"Chuto bem com as duas pernas, sou bom. Meu maior sonho é ser jogador de futebol e jogar no Brasil"

  • Haroldo Abrantes/Agência A Tarde/AE

    Localizado pelos tripulantes na casa de máquinas, o jovem foi desembarcado por agentes da Polícia Federal. Em seguida, foi encaminhado ao Juizado da Infância e da Juventude. O adolescente tinha o sonho de ser jogador de futebol no Brasil


O jovem foi encontrado pela tripulação em um local próximo à casa de máquinas e foi entregue à Polícia Federal, na Bahia. Por ser menor de idade, o rapaz foi encaminhado ao Juizado da Infância e Juventude, onde permanecerá até que as autoridades brasileiras decidam o seu destino.

Apaixonado pelo futebol brasileiro, o jovem, sempre muito sorridente, disse ao juiz Salomão Resedá que veio para o Brasil com o objetivo de ingressar em um time de futebol, pois pretende profissionalizar-se. Ele diz que joga na posição de atacante e tem admiração especial pelos craques Ronaldinho Gaúcho, Kaká e Robinho. Os dois primeiros jogam na Itália e o terceiro no futebol inglês. "Chuto bem com as duas pernas, sou bom. Meu maior sonho é ser jogador de futebol", disse ele.

Mohamed explicou que a sua idéia era se estabilizar no Brasil e trazer para cá depois o seu irmão gêmeo, que também é aficionado pelo esporte. O jovem saiu da cidade de Conacri, em Guiné, no último dia 7 e ficou sem se alimentar nem beber água até ser encontrado. Mas, de acordo com o juiz, o estado de saúde do africano é considerado bom. O rapaz contou que após ser localizado na embarcação foi bem tratado, passou a fazer três refeições e dormia em uma cabine.

Como está sem documentação, ele entrou em contato com parentes na Guiné e pediu que enviassem cópias dos seus documentos. O juiz aguarda a chegada da papelada para checar a autenticidade das informações prestadas pelo garoto. Para comunicar-se com o jovem, que não fala português, apenas francês e um dialeto local, foi necessária a contratação de um intérprete.

Salomão Resedá disse que está mantendo contato ainda com a Embaixada de Guiné em Brasília e que irá acionar o Itamaraty para saber como proceder. A principal dificuldade apontada pelo juiz para a permanência do garoto em território baiano é o fato de ser menor de idade. "Nessa condição, ele não poderá ficar desacompanhado e sem autorização da família, no Brasil", disse.

Jovem se emociona em jogo do Bahia
Sem saber se conseguirá realizar o sonho de tornar-se um jogador de futebol no Brasil, Mohamed já sentiu ao menos a emoção de assistir a uma partida de futebol em campo. No domingo ele foi, acompanhado pelo juiz Salomão Resedá, ao recém-inaugurado Estádio de Pituaçu, assistir ao jogo do Bahia contra o Feirense, e pôde testemunhar a vibração de uma das maiores torcidas brasileiras, a Bamor.

Após o jogo, o garoto ganhou uma camisa do time, a mesma que vestiu nesta segunda-feira (16) quando foi conhecer o Centro de Treinamento Osório Villas Boas, mais conhecido como Fazendão, local onde treinam os atletas do Bahia.

"Meus familiares querem que eu me torne um agricultor, plantador de batatas, mas eu não quero. Meu grande sonho é ser jogador de futebol no Brasil. Quero me firmar aqui como jogador", insiste Mohamed.

De acordo com Resedá, caso se confirme a necessidade do retorno do jovem africano, a empresa Oceanus Agência Marítima, responsável pelas operações do navio na Bahia, deverá arcar com todos as despesas da viagem, pois é a responsável pelo navio. Foi a empresa, inclusive, que contratou o interprete que acompanha o garoto.

Mohamed demonstra ter baixa escolaridade, mal sabe ler e escrever. Mas garante que é bom de bola.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos