Justiça liberta acusado de matar Dorothy Stang no Pará

Do UOL Notícias
Em São Paulo

  • 12.mai.2005 - Reuters

    No Brasil desde 1966, a missionária americana trabalhava com lideranças rurais, políticas e religiosas em busca de soluções para os conflitos relacionados à posse e exploração de terras na região Amazônica


A Justiça Federal do Pará libertou nesta segunda-feira (16) Regivaldo Pereira Galvão, conhecido como Taradão, acusado de matar a missionária Dorothy Stang há quatro anos. Taradão estava preso em Altamira (PA) desde o final de dezembro passado por tentar grilar o mesmo lote de terra pública cuja disputa culminou na morte de Stang.

O habeas corpus foi concedido pela 3ª Turma do TRF (Tribunal Regional Federal) da 1ª Região. Segundo a decisão, a liberdade foi concedida mediante "termo de comparecimento a todos os atos do processo". Segundo a assessoria de imprensa do TRF-1, o que pesou para a decisão dos desembargadores foi o excesso de prazo para a conclusão do inquérito policial.

O fazendeiro também já esteve preso pela morte da missionária durante mais de um ano, porém foi solto em 2006 por um habeas corpus concedido pelo Supremo Tribunal Federal.

Ele é o único acusado pela morte de Stang que ainda não foi julgado no Estado. Taradão ainda não foi a júri pois seus advogados conseguiram, com recursos, protelar o caso. Em ato no último dia 12 - quando a morte da missionária foi lembrada -, o desembargador Rômulo Ferreira Nunes afirmou que o acusado deve ser julgado pela morte "se possível, ainda neste semestre".

Grupo de discussão

O que você achou da libertação do acusado de matar Dorothy Stang?


Além destas acusações, o fazendeiro responde a outras ações judiciais, por trabalho escravo, crimes ambientais e fraudes contra a Sudam (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia).

No início de 2008, outro acusado de matar a missionária, Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, foi absolvido em segundo julgamento.

Dorothy Stang foi assassinada a tiros em uma estrada vicinal de Anapu em fevereiro de 2005.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos