Espírito Santo registra mais de 4,3 mil casos de dengue em 2009

Da Agência Brasil
Em Brasília

O Espírito Santo é um dos Estados que mais preocupa o Ministério da Saúde em relação à dengue. Entre 1º de janeiro e 2 de fevereiro de 2009 foram registrados 4.382 casos da doença o que representa um aumento de mais de 400% em relação ao mesmo período de 2008.

Chega a 49 total de casos de dengue no Estado de SP

Com o registro dos três primeiros casos de dengue na capital paulista, já são 49 o número de pessoas infectadas no Estado desde o início do ano. Os dados da Secretaria Estadual de Saúde abrangem o período até 3 de fevereiro e nenhuma das 49 pessoas contraiu dengue hemorrágica


De acordo com a a coordenadora Estadual de Vigilância Epidemiológica, Agnes Lima, vários fatores contribuíram para a expansão da doença no Estado.

"Como é uma doença sazonal é fundamental que na época do calor sejam tomados os cuidados devidos. Não foi feito o trabalho de prevenção e, por isso, houve uma interiorização da transmissão em municípios que não eram afetados."

A Secretaria Estadual de Saúde vem orientando os municípios a produzirem uma lista das necessidades de medicamentos e de estrutura para o controle do mosquito transmissor da doença, para a vigilância epidemiológica e para as campanhas de mobilização social.

A partir desses dados, a secretaria estadual fará a compra e a realocação dos medicamentos de acordo com a necessidade de cada município.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos