ABIH envia carta a Cabral cobrando ação contra assaltos a albergues

Da Agência JB

Após dois assaltos a albergues em menos de 24 horas, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio (ABIH-RJ), Alfredo Lopes, encaminhou nesta quinta-feira uma carta ao governador Sérgio Cabral pedindo rigor na apuração dos crimes. Alfredo pediu punição imediata a quem chamou de "quadrilhas de oportunistas".

Na semana passada, a ABIH-RJ - juntamente com a Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat) e o Batalhão de Polícia do Turismo (BPtur) apresentou um plano de segurança para o carnaval de 2009, que entraria em vigor a partir na sexta-feira. Diante dos assaltos aos albergues, os órgãos de segurança decidiram adiantar as ações.

Alfredo afirma que a ABIH-RJ aplaude "a antecipação das ações planejadas. Mas é importante ressaltar que os órgãos de segurança precisam cumprir o plano em sua totalidade, para que os turistas tenham tranquilidade e possam aproveitar todas as atrações do Rio de Janeiro", diz outro trecho da carta ao governador.

Segundo outro trecho, "através da criação de uma rede integrada de comunicação, via rádio, entre estabelecimentos que recebem turistas e os órgãos de segurança pública, demos mais agilidade à circulação de informações sobre ocorrências. Além disso, implementamos formulários nas recepções dos hotéis, nos quais os hóspedes registram qualquer tipo de violência sofrida na cidade e as informações são passadas adiante, auxiliando o mapeamento de pontos críticos e de segurança falha".

A ABIH-RJ estima que haja cerca de 90 albergues na cidade.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos