Inundações deixam 108 famílias desabrigadas no Pará

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Atualizado às 11h42

As inundações que atingiram a cidade de Parauapebas (PA), 700 km a sudeste do Belém, na última quarta-feira, deixaram 108 famílias desabrigadas, de acordo com o Corpo de Bombeiros do município.

Do total de famílias, 64 estão abrigadas em três ginásios da cidade, que possui cerca de 145 mil habitantes. As outras famílias estão alojadas em casas de familiares e amigos. Uma pessoa foi encontrada morta dentro de um bueiro, mas, segundo os bombeiros, ainda não se sabe se ela foi morta nas enchentes ou assassinada.

A Defesa Civil de Parauapebas está recolhendo cestas básicas e roupas para os desabrigados. Doações podem ser feitas diretamente na Defesa Civil, que fica na rua Rio Dourado, Quadra Especial, Prédio da Secretaria de Obras (Semob), Parauapebas.

As causas das inundações, de acordo com os bombeiros, foram as chuvas que nos últimos dias atingiram a cabeceira dos rios Parauapebas, Igarapé, Ilha do Coco e Cebolinha.

De acordo com meteorologistas da Somar, chove ininterruptamente há nove dias em Parauapebas. A cidade registrou 42mm de chuva nas últimas 24 horas - o equivalente a 14% da chuva esperada para todo o mês de fevereiro

Marabá
De acordo o Corpo de Bombeiros de Marabá, o nível do rio Tocantins subiu 1 m desde o início do mês de fevereiro e alcançou 7,90 m nas proximidades de Marabá, maior cidade do sul do Pará, com aproximadamente 200 mil habitantes.

Há registros de pessoas que foram obrigadas a abandonar suas casas, mas o Corpo de Bombeiros não soube precisar o número de famílias. Os desabrigados e desalojados estão recebendo assistência da Defesa Civil local. Os bombeiros estão em alerta para possíveis inundações no município nos próximos dias.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos