Paraná aproveita o carnaval para mobilizar população contra a dengue

Lúcia Norcio
Da Agência Brasil
Em Curitiba

Em todo o Paraná devem ocorrer hoje (20) atividades referentes ao Dia Estadual de Mobilização Contra a Dengue: Carnaval Sem Dengue. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde, o objetivo é evitar o aparecimento de novos casos da doença e, para isso, a idéia é envolver gestores e população.

Em Foz do Iguaçu será realizado um grande desfile carnavalesco contra a doença. O bloco Unidos contra Dengue vai desfilar pelo centro da cidade, seguido de um caminhão do Corpo de Bombeiros e de um carro alegórico.

Devem participar do desfile cerca de 300 pessoas, de diferentes instituições públicas e privadas. De acordo com a assessoria, também estarão presentes representantes do Paraguai e da Argentina, que vão apoiar o combate à doença no país vizinho.

A programação do Carnaval Sem Dengue inclui ainda distribuição de materiais educativos, palestras e carreatas em outros municípios paranaenses.

Em Curitiba, desde quarta-feira (18), quem embarca em ônibus interestaduais e intermunicipais recebe folhetos com dicas sobre a importância de se prevenir contra a dengue.

A Secretaria Municipal da Saúde quer impedir que os viajantes entrem em contato com o mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, fora da cidade durante o feriado de carnaval. No ano passado, os 28 curitibanos que tiveram dengue contraíram a doença fora da cidade.

Segundo dados da Secretaria de Saúde, este ano já foram confirmados 22 casos de dengue no Paraná. Em 17, a contaminação ocorreu no Estado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos