Com o tema "Fraternidade e Segurança Pública", CNBB lança campanha e aponta falta de políticas para jovens

Aline Beckstein
Enviada especial da Agência Brasil
Em Aparecida (SP)

Com o tema "Fraternidade e Segurança Pública", foi lançada hoje (25) a Campanha da Fraternidade de 2009, em Aparecida, interior de São Paulo.

Uma missa presidida pelo arcebispo do Santuário de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, marcou o lançamento oficial da campanha, que pela segunda vez não aconteceu em Brasília, onde fica a sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O lema deste ano é "A Paz é Fruto da Justiça". "Numa sociedade onde nós temos democracia, mas falta justiça social, a segurança e a paz correm sério risco", disse o arcebispo de Aparecida.

A falta de políticas para jovens infratores foi apontada pela campanha como um dos principais desafios relacionados à segurança pública do Brasil.

"O trabalho com o adolescente infrator é uma espécie de patinho feio na administração pública", disse o secretário geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa.

"Uma hora ele está na Secretaria de Direitos Humanos, outra na de Justiça, e essas constantes trocas não permitem uma atenção continuada", disse o religioso que foi o responsável pela celebração da missa.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos