Peritos encontram vestígios de explosivos na sede da PF em Manaus

Do UOL Notícias

Peritos da Polícia Federal encontraram vestígios de explosivos nos destroços causados pela explosão da Superintendência da PF no Amazonas, em Manaus. A informação foi confirmada neste domingo (1º) pelo superintendente do órgão, delegado Sérgio Fontes. Apesar da descoberta, a PF ainda não considera a hipótese de atentado a bomba como a causa mais provável da explosão que matou três peritos e deixou outro ferido.
  • Helia Scheppa/JC Imagem/AE

    Familiares e amigos acompanham o funeral do perito da PF de Manaus, Maurício Barreto da Silva Júnior, neste domingo, no Recife (PE). O perito é uma das três vítimas da explosão que ocorreu na sede da PF na última sexta-feira


A explosão que atingiu a sede da PF no Amazonas aconteceu na última sexta-feira (27), por volta das 17h20 (horário local). No momento da explosão, três peritos que tentavam abrir um cilindro de metal onde haveria drogas foram atingidos e morreram no hospital. São eles, Maurício Barreto, Max Neves e Antônio Carlos de Oliveira.

Até o momento, duas hipóteses têm sido especuladas sobre as causas do acidente. A primeira é a de que a explosão foi resultado de um atentado à bomba. A segunda é a de que havia uma armadilha dentro do cilindro em que os três peritos mortos trabalhavam no momento da explosão.

A hipótese de que o cilindro seria, de fato, uma armadilha, foi levantada pelo presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Octavio Brandão Caldas Netto.

Para Fontes, a hipótese de atentado é a mais remota. "Nós continuamos apurando todas as possibilidades. A tese de que fomos vítimas de um atentado a bomba não está descartada, mas particularmente, eu acredito que seja a mais remota", disse o superintendente.

Com o prédio interditado, nesta segunda-feira (2) não haverá expediente na sede da Polícia Federal. Serviços internos como expedição de passaportes e outros documentos foram suspensos temporariamente.

Ainda nesta segunda-feira (2), uma equipe de peritos de bombas e explosivos da PF vai avaliar as estruturas do prédio em busca de pistas que levem às causas da explosão. "Uma coisa eu posso garantir a vocês: nós vamos descobrir", disse Fontes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos