Calor permanece no país nos próximos dias; frente fria atinge Sul e Sudeste no fim de semana

Do UOL Notícias
Em São Paulo*

O calor deve permanecer em praticamente todo o país até o final de semana, de acordo com previsões do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe). No Sul e Sudeste, a temperatura só deve cair na sexta-feira ou no sábado, por conta de uma frente fria que deve atingir as regiões. No Norte, Nordeste e Centro-oeste, são previstas pancadas de chuva e sol entre nuvens no resto da semana.

Por conta do calor excessivo, pancadas de chuva devem atingir pontos da Grande São Paulo durante a tarde desta terça-feira (3). O mesmo deve ocorrer na região na quarta, quinta e sexta-feira. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é que a temperatura máxima chegue a 33ºC e a mínima, a 21ºC na capital paulista.

Ontem, a temperatura mais alta do país foi de 39,1ºC, registrada na cidade paranaense de Morretes, localizada próxima do litoral do Estado. Em Curitiba, os termômetros chegaram a marcar 34,1ºC, a maior temperatura registrada na cidade neste ano, segundo a Somar Meteorologia.

A cidade de São Paulo teve a madrugada mais quente do ano nesta terça-feira, com temperatura mínima de 24,1°C. No domingo, foi quebrado o recorde de calor para o mês de março desde 1943 - 34,1ºC -, temperatura medida no mirante de Santana (zona norte), local em que Inmet faz a medição oficial da temperatura média.

Em São Mateus, na zona leste, os termômetros chegaram aos 36,1ºC na última segunda-feira, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo.

Calor era esperado
Segundo o meteorologista Celso Oliveira, da Somar, o calor excessivo no sul e sudeste é causado pela ausência de frentes frias intensas desde meados de fevereiro e pela entrada de massas de ar seco.

"É normal que a temperatura se eleve em março. O estranho é a ocorrência de períodos de frio na primavera e nos primeiros meses de verão", explica Oliveira. "Duas longas frentes frias atingiram o Sul e Sudeste em janeiro e no início de fevereiro, por conta do fenômeno La Niña. No fim de fevereiro, essas frentes frias perderam força, por isso está fazendo calor", acrescenta.

Oliveira confirma que uma frente fria atingirá o Sul e Sudeste entre sexta-feira e sábado, o que deve deixar o tempo nublado e as temperaturas um pouco mais baixas. "O fim de verão será caracterizado pela oscilação de períodos de calor e períodos com declínio de temperatura. No fim das contas, a temperatura média deste verão será parecida com a de anos anteriores", esclarece o meteorologista.

Segundo pesquisa realizada pela Sociedade Paulista de Cardiologia (Socesp), em dias quentes, em que os termômetros ultrapassam a casa dos 24 graus, o risco de morte por infarto agudo do miocárdio aumenta 11% na capital.

Para chegar ao resultado, os pesquisadores analisaram 12.007 casos de vítimas fatais de "pane do coração". O impacto direto das altas temperaturas em um dos órgãos mais importantes do corpo humano foi medido por meio do cruzamento de três bancos de dados.

De acordo com Márcia Marcirone, coordenadora da área técnica da saúde do adulto da secretaria municipal de Saúde de São Paulo, nos dias de calor aumentam os casos de desidratação e intoxicação alimentar nos postos de saúde.

"As pessoas devem se hidratar, evitar praticar atividades físicas durante os horários de calor excessivo e utilizar roupas frescas e claras", orienta Marcirone.

Aulas de educação física em SP sofrem alteração
A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo orientou as escolas a reduzir o esforço dos alunos durante as aulas de educação física. Os alunos poderão ser surpreendidos com atividades teóricas da disciplina.

Com a recomendação da secretaria, as atividades de educação física podem ser desenvolvidas em quadra com esforço reduzido ou em sala de aula, abordando conteúdos como fisiologia, história e regras dos esportes e jogos de classe.

As escolas municipais de São Paulo adotam as mesmas medidas durante esta época de tempo seco em suas aulas de educação física, segundo informações da Secretaria Municipal de Educação.

*Com informações da Agência Estado

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos