Índice de vítimas fatais nas estradas de SP cai 14,4% com relação ao verão passado

Do UOL Notícias
Em São Paulo

A secretaria dos Transportes de São Paulo divulgou um balanço em que registra um índice de vítimas fatais de 2,2 nas estradas estaduais durante a Operação Verão 2008/2009. O número representa uma queda de 14% com relação à mesma operação de 2007/2008, quando o índice registrado foi de 2,6.

Com relação aos acidentes, o índice registrado foi 0,85, contra 0,9 do verão anterior, uma queda de 5%.

A secretaria explica que esse índice é obtido a partir de uma equação que leva em conta, além do número de ocorrências, a extensão das estradas, a média diária de veículos e o número de dias da operação. Este verão, a operação foi realizada entre os dias 15 de dezembro e 1º de março, com 18 dias a mais que a do verão passado (de 14 de dezembro de 2007 a 10 de fevereiro de 2008).

Litoral
O volume médio diário de veículos, levado em consideração no cálculo, também aumentou. Nas rodovias litorâneas, o fluxo passou de 114 mil veículos por dia para 127 mil, um aumento de 12%.

A secretaria afirma que, apesar do maior fluxo de veículos, o índice de acidentes no litoral também caiu de 3,1 na operação anterior para 2,6 na que se encerrou no último final de semana - uma diminuição de 13,8%. O índice de vítimas fatais também foi menor, uma diminuição de 8,9, no verão passado, para 3,8 no último verão, uma queda de 57%.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos