Bancários fazem manifestação por lei que prevê estabilidade para futuros pais

Do UOL Notícias
Em São Paulo

O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região instalou quatro computadores em frente à sua sede, no centro de São Paulo, em um ato a favor do projeto de lei do deputado federal Arlindo Chinaglia (PT-SP), que prevê estabilidade temporária no emprego para o trabalhador cuja companheira estiver grávida.

A ideia da manifestação é convencer quem passar pelo local, na rua São Bento, a enviar emails para os congressistas pedindo a aprovação do projeto de lei de número 3.829, que tramita no Congresso há onze anos. De acordo com o projeto, o futuro pai não pode ser demitido sem justa causa por 12 meses a partir da concepção presumida.

No final do ano passado, as Comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara aprovaram o projeto por unanimidade e em caráter conclusivo, o que tiraria a necessidade da matéria ir a plenário, seguindo direto para o Senado Federal. No entanto, o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) apresentou um recurso contra a apreciação conclusiva, o que pode levar o projeto à votação.

Campanha
O ato faz parte das atividades de março do sindicato, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Pela manhã, as diretoras do Sindicato distribuíram nas estações Sé, São Bento e República do Metrô material em defesa da adoção pelos bancos da licença-maternidade de seis meses.

A lei de ampliação da licença-maternidade para seis meses foi aprovada no ano passado pelo Congresso e é facultativa. "Queremos que os bancos adotem a licença de seis meses, até porque este benefício não vai onerar em nada, já que o empresário pode deduzir o valor do imposto de renda", diz Juvandia Moreira, secretária-geral do Sindicato.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos