Onda de calor atinge até a cidade mais fria do Brasil

Guilherme Balza
Do UOL Notícias
Em São Paulo

No domingo (1º), os termômetros registraram 34,1ºC em São Paulo (SP), a maior temperatura para um dia de março desde 1943. Na segunda-feira (2), Curitiba (PR) teve o calor recorde do ano, 31ºC. No mesmo dia, a cidade paranaense de Morretes registrou 39,1ºC, a temperatura mais alta do país. Na terça-feira (3), os termômetros alcançaram 38ºC em Campos (RJ) e 37,8ºC no Rio de Janeiro (RJ).

O que fazer para enfrentar o calor?

Mesmo a 1.353 metros de altitude, a cidade de São Joaquim (SC) não conseguiu escapar da onda de calor que atinge praticamente todo o Brasil no início deste mês de março.

O município de aproximadamente 25 mil habitantes, localizado na serra catarinense, com frequência é lembrado por registrar as menores temperaturas do país, próximas dos -10ºC no inverno, fato que atrai milhares de turistas que sonham em ver neve. Nos últimos dias, no entanto, a cidade está enfrentando um calor de quase 30ºC, nos horários de pico.

"Na quarta-feira, o 'louquinho da praça' (nome do termômetro localizado na praça central) estava marcando 30ºC", afirma, com surpresa, José Nerito de Souza (PPS), prefeito da cidade.

Apesar do calor, nos últimos dias a cidade teve as menores médias de temperatura entre todas as cidades do Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No domingo, segunda, terça e quarta-feira, as médias diárias de temperatura foram, respectivamente, de 19ºC, 19,3ºC, 18,8ºC e 20ºC.

A máxima registrada pelo Inmet nesses dias foi de 26,9ºC, na tarde de quarta-feira, e a mínima de 14,3ºC, na madrugada de terça-feira. "Mesmo que faça muito calor durante o dia, à noite esfria, fica um clima gostoso. Não dá para dormir sem cobertor", diz o prefeito.

Você também está sofrendo com o calor?

"Em São Joaquim, há praças lindas, muitas árvores, araucárias. No verão, não temos problemas com mosquitos, não precisamos de ventilador... É um dos melhores verões do Brasil, ideal para pessoas da terceira idade em busca de tranquilidade", afirma o prefeito-coruja.

Souza estima que, fora da temporada de inverno, cerca de 200 pessoas diariamente visitem a cidade, que fica a 194 km a oeste da capital Florianópolis. "A cidade fica no caminho entre o litoral e o oeste de Santa Catarina. Isso atrai muitos viajantes", explica.

10 geadas em três meses
O calor que faz na cidade não surpreende o agrônomo com especialização em meteorologia e morador de São Joaquim, Ronaldo Coutinho. "Todos os anos, no verão, temos dias de calor. Nos últimos dias, apesar de o calor estar elevado, está dentro de uma variação normal da temperatura", diz.

Apesar de a temperatura da última quarta-feira ter se aproximado do recorde de calor em São Joaquim, que é de 28,5ºC, Coutinho afirma que esse verão foi um dos mais frios dos últimos anos, tanto em São Joaquim, quanto na região sul. "Tivemos temperaturas baixas em dezembro, janeiro e fevereiro. Mesmo com o calor que faz agora em março, a média de temperatura deste verão deve ficar abaixo da média histórica", afirma.

"Nos últimos três meses, tivemos 10 geadas em São Joaquim. Foram seis em dezembro, quatro em janeiro e uma em fevereiro. É raro acontecer geadas nos três meses", acrescenta Coutinho.

A menor temperatura registrada oficialmente em São Joaquim foi de -10ºC, em agosto de 1991, de acordo com Coutinho. "Extraoficialmente, porém, o recorde negativo é de -15ºC, possivelmente no inverno 1918, quando o Brasil inteiro foi atingido por uma forte onda de frio. Nesse ano nevou até em São Paulo", diz.

Coutinho dá esperanças àqueles que já estão sentindo falta do frio de São Joaquim. "Nesta quinta-feira, ainda teremos um dia quente. A temperatura deve diminuir na sexta-feira ou no sábado. A partir de então, a mínima deve ficar entre 8ºC e 10ºC e a máxima próxima dos 22ºC. Tudo indica que esta seja a última onda de calor no sul neste verão."

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos